Poder Público e comunidade se reúnem com Empresa de Energia Eólica para discutir demandas do município

por Interlegis — última modificação 20/03/2017 10h12

Na manhã desta sexta-feira (17), o Presidente da Câmara Municipal, Antônio Junior Rocha (PTN), se reuniu junto a representantes da comunidade, do Poder Público e da Enel Green Power, na busca de soluções referentes às demandas de contratação de mão de obra local e compensações socioambientais para o município, diante do processo de implantação do Complexo Eólico Morro do Chapéu.

Após um processo de negociação entre as partes, ficaram definidas algumas compensações para o município, como cursos de qualificação da mão de obra local, fiscalização do processo de contratação em parceria com o SINE Bahia e obras estruturantes no município, a partir de Parceria envolvendo a Enel, a empresa SETA e o Poder Público municipal.

O modelo da parceria ainda não foi finalizado, mas pode envolver desde reforma em escolas, recuperação de patrimônios públicos, até a requalificação de estruturas coletivas para uso da juventude (quadras, praças, etc).

Segundo o Diretor de Implantação do Complexo Eólico Morro do Chapéu (Enel), André Camargo, o objetivo das ações é atender a demanda de emprego, quando isso for possível, mas, sobretudo, deixar um legado de qualificação e intervenções estruturantes na cidade.

Para o Presidente da Câmara, os encaminhamentos da reunião foram positivos, e mostra o quanto o diálogo é importante no processo de construção das soluções para o município. “Nos últimos dias a gente conviveu com notícias de fechamento das obras e uma certa revolta da população quanto a contratação da mão de obra do Parque Eólico. Hoje a gente percebe que a negociação deve prevalecer e aos poucos vamos colhendo frutos dessa organização”, avaliou.

De acordo com a direção da Enel, ainda no final do mês de março devem iniciar as inscrições para cursos de qualificação de pedreiros, carpinteiros e armadores,realizados pelo Senai.

Participaram da reunião a analista de responsabilidade social, Deise Damasceno, o site manager da obra, Manuel Nadal; o coordenador do SINE Bahia, Gean Carlo; a vereadora, Aloysia Godinho; o assessor do prefeito, Fernando Mendes, o capitão da Polícia Militar, Joel Soares além de uma comissão de representantes da comunidade de trabalhadores

Complexo Eólico Morro do Chapéu

O parque eólico Morro do Chapéu Sul (172 MW), abrange os municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum, na Bahia. O complexo será capaz de gerar mais de 830 GWh por ano, o suficiente para atender à necessidade de consumo de energia de mais de 320.000 lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 225.000 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. Com investimento de aproximadamente 380 milhões de dólares, o Complexo Eólico tem previsão para entrar em operação no primeiro semestre de 2018.