Câmara aprova mudança de dia e horário das Sessões Legislativas

por mch publicado 21/06/2017 09h46, última modificação 21/06/2017 09h46

Na última Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira (17), foi aprovado em Plenário a Emenda Modificativa de autoria do vereador Augusto Bley (PR), que indica a alteração do dia e horário de realização das Sessões na Câmara Municipal. O requerimento contou com 9 assinaturas entre os 12 vereadores.

A partir da mudança do Artigo 62 do Regimento Interno,  as Sessões Ordinárias passam a acontecer às sextas-feiras, a partir das 09:00 horas da manhã. Segundo o autor da Emenda, a mudança beneficiaria os moradores do interior do município, que terão a oportunidade de acompanhar as Sessões. “As Sessões acontecendo a noite dificultam muito a participação da população do interior, visto o tamanho do nosso município e as distâncias que envolvem algumas comunidades como Umburaninha, por exemplo, que fica a mais de 200 quilômetros da sede”, avaliou Bley.

Fruto de ampla discussão, houveram também manifestações contrárias à resolução. O vereador José Ribeiro da Cruz (PMDB) avaliou que a mudança iria prejudicar a presença do pessoal da sede nas Sessões, a exemplo de professores e servidores públicos. A vereadora Sheila Cristina (PT), defendeu a realização de Consulta Pública para a mudança de dia e horário.

Os vereadores Márcio Kleber (PCdoB), Oldair Ferraz (PRB) e André Valois (PROS) defenderam a mudança, ressaltando a possibilidade de ampliar a presença do público do interior do município, que não têm como acompanhar as Sessões à noite.

O presidente da Câmara, Antônio Junior Rocha (PTN), avaliou que a tentativa de aproximação do público nas Sessões é válida e reafirmou o compromisso de realizar as Sessões Itinerantes no interior do município. “Eu me comprometi com os nobres colegas para buscar ampliar o alcance da Câmara a partir da realização das Sessões Itinerantes, porém é de conhecimento geral que a Sessão Itinerante é algo que requer um volume de recurso considerável e o momento é de arrumar e estruturar a Casa”.